Colorado

DIA DO SOLDADO: conheça um pouco da história do Tiro de Guerra 12-001 de Colorado do Oeste

O Tiro de Guerra se apresenta como Instituição fundamental no município de Colorado do Oeste, constituindo-se em um pólo difusor da ética, moral, civismo, cidadania e patriotismo

Tiro de Guerra 12-001, sediado em Colorado do Oeste, Rondônia, teve sua origem em um projeto da Nona Região Militar, sediada em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, região esta denominada “nortão do mato grosso”.

Posteriormente o Estado de Rondônia passou a fazer parte do Comando Militar da Amazônia, sediado em Manaus, Amazonas, levando a Décima Segunda Região Militar a dar prosseguimento a implantação deste Tiro de Guerra.

A ativação do Tiro de Guerra 12–001, primeiro Tiro de Guerra da Região Amazônica, serviu de embrião para a instalação dos demais Tiro de Guerra na Amazônia Ocidental.

O Tiro Guerra 12-001 foi criado em 4 de novembro de 1993, tendo sido inaugurado efetivamente em 31 de agosto de 1994, ocupando na ocasião, as instalações do Clube Municipal de Colorado do Oeste, instalações estas construídas em 1980.

Hoje, o Tiro de Guerra desfruta de novas instalações, fruto de um projeto do programa calha norte. A inauguração da nova sede ocorreu em 2 de Junho de 2006 e atualmente é Comandado pelo 1º Sgt MARDONE.

O Tiro de Guerra é uma organização militar do Exército Brasileiro onde os jovens prestam o Serviço Militar Inicial e tem por finalidade formar cabos e soldados reservistas, aptos a cumprirem missões de defesa territorial, defesa civil e ação comunitária.

Anualmente são matriculados até cinquenta atiradores, que ao longo de 40 semanas recebem duas horas diárias de instrução, no período de 05:30 às 07:30hs, de modo a conciliar suas atividades militares com trabalho e estudo.

Atualmente, o Tiro de Guerra se apresenta como Instituição fundamental no município de Colorado do Oeste, constituindo-se em um pólo difusor da ética, moral, civismo, cidadania e patriotismo.

O Dia do Soldado é uma data muito importante para o Exército Brasileiro, onde se comemora o nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. Em 25 de agosto de 1803 nascia o patrono do Exército, Brasileiro que se tornou conhecido como “O Pacificador”  foi um grande comandante, que garantiu a soberania nacional em conflitos internacionais, mas que acima de tudo derrotou e pacificou as revoltas internas do país após sufocar muitas rebeliões contra o Império.

 

Comentários Facebook

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo