Colorado

Guarda Mirim de Colorado do Oeste lança Edital para Preenchimento de Vagas; confira

As inscrições vão do dia 23 de janeiro de 2020 ao dia  07 de fevereiro do ano de 2020, das 13h30m às 17h30m;

EDITAL GMC 002/2020

 

A Guarda Mirim, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social da Família e do Trabalho, através do seu comandante, o senhor Nilton Anderson Melo Santos – 3º SGT PM, no uso das atribuições que lhe confere o cargo, faz saber, por meio deste Edital, que serão abertas as inscrições para o preenchimento de 30 (trinta) vagas, sendo 20 (vinte) vagas imediatas e 10 (dez) reservas destinadas ao Projeto Social Guarda Mirim do município de Colorado do Oeste – RO, a ser iniciado  no 1º semestre de 2020.

1 DA FINALIDADE

O presente Edital tem por finalidade selecionar candidatos para integrarem o Curso de Formação GMC da 3ª Cia PO FRON/3ºBPM, tendo como escopo principal o desenvolvimento da personalidade de crianças e adolescentes que fazem parte do quadro social da instituição, e sua adequada inserção no meio familiar e social, contribuindo para a boa formação intelectual, moral e civil, notadamente, respeitando suas tendências vocacionais.

1.1 DA GRADE CURRICULAR DO CFB/GMC 2020

a) Educação física;

b) Educação Moral e Cívica;

c) Noções de primeiros socorros e Higiene;

d) Ordem Unida;

e) Noções Gerais de Direito;

f) Noções Gerais de Legislação de Trânsito;

g) Noções de Ecologia e Preservação do Meio Ambiente;

h) Hierarquia e Disciplina;

i) Prática regular de esportes.

j) Estágio de operações em área de selva;

k) Atividades Extracurriculares.

2 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

a) O Projeto Social Guarda Mirim será abrangido a candidatos com idades entre 11 a 14 anos;

b) A criança ou o adolescente deverá ter 11 anos completos até o primeiro dia do início do curso;

c) O Projeto Social Guarda Mirim será abrangido para crianças que residam no município de Colorado do Oeste-RO, sendo obrigatória sua comprovação;

d) Os candidatos deverão estar matriculados em rede de ensino pública ou privada reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC;

e) O projeto Guarda Mirim ocorrerá, preferencialmente, no horário vespertino;

f) Haverá o fornecimento de lanche nos horários de permanência no curso.

3 DAS VAGAS

Serão disponibilizadas 30 (trinta) vagas no total, sendo 20 (vinte) imediatas e 10 (dez) vagas reservas.

3.1 Os candidatos classificados no processo seletivo na condição de reservas poderão ser chamados, a critério do comandante da Guarda Mirim, para suprir possíveis desligamentos ou desistências de alunos na fase inicial do curso.

4 DA INSCRIÇÃO

4.1 Período das inscrições: do dia 23 de janeiro de 2020 ao dia  07 de fevereiro do ano de 2020, das 13h30m às 17h30m;

4.2 O candidato aluno Guarda Mirim, obrigatoriamente deve ter entre 11 (onze) e 14 (quatorze) anos de idade até o início do curso;

4.3 Os candidatos devem estar matriculados em rede de ensino pública ou privada reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC, em horário oposto da turma Guarda Mirim;

4.4 Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição (Anexo 2) disponível no Edital 002/2020, na Entidade Guarda Mirim, sito na Rua Tupi, nº. 4352, Centro – anexo ao CCIA – I.

4.5 A ficha de inscrição (Anexo 2), deverá ser preenchida com letra legível, com todos os dados solicitados, sem abreviatura do nome do candidato.

4.6 O candidato a aluno guarda mirim deverá entregar no ato da inscrição:

a) A ficha de inscrição (Anexo 2).

4.7 Os representantes legais serão os responsáveis pelas informações prestadas ao inscrever o pré-adolescente ou o adolescente no curso, cabendo à inteira responsabilidade sob sua veracidade;

4.8 Não serão aceitas inscrições fora do prazo estabelecido no Cronograma deste edital (Anexo 1)

4.9 Demais informações e esclarecimentos podem ser supridos na Entidade Guarda Mirim de Colorado ou através dos telefones: 69-98423-2181 ou 69-98126-3084.

5 ESTAPAS DO PROCESSO SELETIVO

5.1 PRIMEIRA FASE:

5.1.1 Prova Objetiva

a) Data da aplicação: 12 de fevereiro de 2020.

b) Endereço: Guarda Mirim de Colorado. Rua Tupi, nº. 4352, Centro – anexo ao CCIA – I.

c) Horário: 13h30m

d) Duração da prova: 04 horas

e) Não será tolerado atraso.

f) A permanência mínima dentro da sala de prova será de 60 minutos;

g) Os últimos 3 (três) concorrentes sairão juntos da sala;

h) O candidato que, faltar com respeito ou tumultuar a aplicação da prova de qualquer modo, será desclassificado imediatamente;

i) É expressamente proibido uso de aparelho eletroeletrônico durante a prova e dentro da sala de prova;

j) A prova deverá ser escrita com caneta de cor azul ou preta e com tubo transparente;

k) O candidato aluno Guarda Mirim deverá apresentar a equipe coordenadora do certame o seu documento de identidade (RG) ou Certidão de Nascimento, para realizar a prova;

5.2 SEGUNDA FASE:

5.2.1 Teste de aptidão Física.

a) Data da aplicação: 20 de fevereiro 2020.

b) Endereço: Módulo esportivo.

c) Horário: Início às 15h30m.

6 DA PROVA OBJETIVA

A prova objetiva valerá 100 pontos e compreenderá o conteúdo referente às disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia e História.

LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão e interpretação de textos. Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica. Substantivo, adjetivo e verbo. Sinônimos e antônimos. Ortografia: uso de X, SC, SS, Z, RR, Ç, S.Regras básicas de acentuação gráfica. Emprego dos sinais de pontuação.

MATEMÁTICA: Múltiplos e divisores; Problemas envolvendo as quatro operações; Frações; Números decimais; Cálculo de porcentagens.

 GEOGRAFIA E HISTÓRIA: Diferentes tipos de crenças; O politeísmo grego; As três grandes religiões monoteístas; A cidadania na Antiguidade e nos dias atuais; Cidadania: um conceito em construção; Declaração Universal dos Direitos Humanos; O povo brasileiro; Processos migratórios; Meios de transporte ao longo do tempo: rodoviário, hidroviário, ferroviário, dutoviário e aéreo; Meios de comunicação ao longo do tempo; Fontes de energia não renováveis e renováveis.

 Disciplinas Quantidade de questões Pontuação Máxima
Língua Portuguesa 10 40
Matemática 05 20
Geografia e História 10 40
Total 100 100

 

8 DA SELEÇÃO E CRITÉRIO DE DESEMPATE

8.1 Serão convocados para a realização do Teste de Aptidão Física os aprovados  na PROVA OBJETIVA, já obedecidos os critérios de desempate.

8.2 Critérios de desempate:

a) Maior nota Língua Portuguesa

b) Maior nota na disciplina de Geografia e História

c) Maior idade

9 DA REALIZAÇÃO DOS TESTE DE APTIDÃO FÍSICA – TAF

9.1 Os candidatos aprovados na PRIMEIRA FASE que atingirem no mínimo 50% da PROVA OBJETIVA serão convocados para a SEGUNDA FASE (TAF – Teste de aptidão física), através de Edital, a partir da data de: 20 de fevereiro de 2020 (quinta-feira).

 Exercício: Mínimo aceitável
Corrida 1000 metros em 12 min
Abdominal tipo remador 17 em 01 minuto
Flexão de braço 10 repetições
Barra masculina 01 repetição
Barra feminina 10 segundos na barra

9.2 Os candidatos só realizarão o TAF mediante laudo médico (ANEXO 03) declarando APTO para a prática de atividades físicas.

10 DA MATRÍCULA NO CURSO DE FORMAÇÃO

Os pais ou responsáveis dos candidatos realizarão as matrículas dos candidatos selecionados, mediante a apresentação dos seguintes documentos:

a) Cópia do Documento de Identidade dos pais ou responsável pela matricula;

b) Cópia do CPF dos pais ou responsável;

c) Cópia do Documento de Identidade do candidato;

d) Cópia do CPF do candidato;

e) 01 (uma) foto 3×4 do candidato;

f) Cópia de comprovante de residência;

g) Declaração de matrícula escolar do exercício atual;

h) Cartão de vacina atualizado;

i) Cartão SUS;

j) Comprovante do Número de Identificação Social – NIS;

k) Estar apto, de acordo com o Atestado Médico, a realizar esforços físicos normais para sua idade (Assinado e com carimbo do CRM do profissional);

10.1 Na ausência de documento de identidade (RG) e Cópia do CPF, o candidato deverá apresentar a Cópia da Certidão de Nascimento.

10.2 O candidato deverá estar classificado dentro do número vagas oferecidas pela Guarda Mirim.

10.3 Assinar Ficha de Matricula e Termo de Responsabilidade.

10.4 O candidato classificado que não concretizar a confirmação da matrícula ou deixar de comparecer ao local no período fixado no Cronograma (Anexo 1) deste edital perderá  o direito à vaga.

11 DO CURSO DE FORMAÇÃO GMC

11.1 As aulas serão ministradas no período vespertino, três vezes por semana, as segundas, quartas e sextas-feiras, preferencialmente, com início às 13h00m e término às 17h00m, podendo ainda ter instruções aos sábados, domingos, feriados e excepcionalmente, em período noturno (estas, com comunicação prévia aos responsáveis), no município de Colorado ou em outros locais.

11.2 As modificações que se fizerem necessárias nos uniformes fornecidos, como, por exemplo, problemas com medidas, ou mesmo a compra de um uniforme extra, ficarão a cargo dos pais ou responsável, sendo vedada, no entanto, modificações que alterem os padrões de apresentação do uniforme.

11.3 Será responsabilidade dos pais ou responsáveis do aluno guarda mirim a aquisição do uniforme de Educação Física (Shorts, Camiseta, tênis preto e meia branca) e material didático, sendo responsável pela sua substituição ou compra, para que os alunos estejam sempre uniformizados nas instruções, não destoando dos outros adolescentes.

11.4 Os alunos efetivamente matriculados, no decorrer do curso, receberão um kit uniforme contendo: Calça, Gandola, cinto, coturno e Gorro, oriundo da parceria com o município através da Secretaria de Desenvolvimento Social da Família e do Trabalho, sendo que em caso de desistência do aluno, desligamento ou exclusão será devolvido o uniforme à entidade Guarda Mirim em condições de uso.

11.5 A data para o início das atividades GMC do ano de 2020 será definida juntamente com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social da Família e do Trabalho e posteriormente divulgada aos pais e/ou responsáveis dos Guardas Mirins considerados aptos.

11.6 O deslocamento à sede onde serão realizadas as instruções e o retorno às residências ficará a cargo dos pais ou responsáveis.

 

Colorado do Oeste – RO, 20 de janeiro de 2020.

 

Nilton Anderson Melo Santos – 3º SGT PM

Comandante da GMC

ANEXO 1

CRONOGRAMA

 

Data/período Evento Local
23 de janeiro de 2020 a 07 de fevereiro de 2020. Abertura do Edital para o Processo Seletivo Sala de instrução da Guarda Mirim
12 de fevereiro de 2020. Aplicação da prova objetiva Sala de instrução da Guarda Mirim
14 de fevereiro de 2020 Divulgação do resultado da prova objetiva e convocação para o teste de Aptidão Física. Entidade Guarda Mirim.
20 de fevereiro de 2020 Aplicação do teste de Aptidão Física. Módulo esportivo
21 de fevereiro de 2020 Divulgação do resultado do Teste de Aptidão Física Entidade Guarda Mirim.
24 fevereiro de 2020 a 02 de março de 2020 Convocação para a matrícula no curso de Formação Básica GM. Entidade Guarda Mirim

 

 

ANEXO 2

FICHA DE INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO DO CURSO

DE FORMAÇÃO BÁSICA – GMC/2020

 

Nome do (a) Candidato (a)
RG ou CPF do (a) candidato (a)
Número do cartão – SUS
Data de Nascimento Sexo
Nome do Responsável legal do (a) candidato (a)
CPF ou RG do responsável legal do (a) candidato (a)
Endereço completo
Telefone p/ contato
Telefone p/ recado

 

Colorado do Oeste – RO, ___          de        _______________de 2020.

 

 

Declaro que li e dou ciência do EDITAL 002/2020 para inscrição do Processo Seletivo para o Curso de Formação Básica Guarda Mirim– CFBGM/ 2020.

 

______________________________________________________________________

Pai/Mãe ou Responsável legal pelo aluno

 

Policial militar ou instrutor que recebeu a inscrição: ________________________________

 

 

 

ANEXO 3

ATESTADO MÉDIDO

 

 

 

Atesto que o(a) Sr.(a)________________________________________________, portador(a) da Carteira de Identidade nº e/ou número do cartão do SUS _______________________, encontra-se em boas condições de saúde, estando apto para realizar o exame de Capacidade Física previsto no Edital nº 002/2020 – GMC, de 20 de janeiro de 2020.

 

 

                                

 

Colorado do Oeste – RO, _________de ____________________de 2020.

 

 

 

 

____________________________________________

Carimbo

CRM e assinatura do médico responsável

 

Comentários Facebook

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo